Depressão Bipolar
Trataremos mais especificamente da depressão bipolar. Abordaremos quais as causas da depressão, seus sintomas, a depressão bipolar em si e a depressão bipolar no âmbito jurídico.
É um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilação entre sentimentos de culpa e autoestima. A doença pode ser de longa duração ou recorrente. Na sua forma mais grave pode até levar à perda do emprego, à perda das ligações familiares e sociais, ao divórcio, ao sofrimento dos doentes e suas famílias, e até mesmo ao suicídio. Os sintomas da depressão são muito variados. Contudo, para se fazer o diagnostico é necessário um grupo de sintomas centrais: Perda de interesse, Humor deprimido, Dificuldade de concentração, Alteração de apetite e do sono, Lentificação das atividades físicas e mentais, Sentimento de pesar ou fracasso.
Os períodos de melhoras e pioras são comuns, o que cria a falsa impressão de que se esta melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. É difícil ver todos os sintomas juntos. Estima-se, ainda, que 25 a 30% das pessoas com sintomas da doença bipolar não estejam ainda diagnosticadas, até porque muitos doentes se recusam a aceitar ajuda médica, sobretudo quando se encontram na fase de euforia.
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor Encontra-se uma relação entre os acontecimentos estressantes na vida de uma pessoa e o inicio de um episodio depressivo, contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela