RESUMO POR CAPITULO EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO
INTRODUÇÃO
A proposta apresentada por freire vem nos abrir os olhos sobre uma “atualização no sistema” , para melhor nos preparar a realidade de uma nova geração, onde devemos modificar nossos pensamentos e transpor varias formas e idéias para melhor trabalhar com os alunos fazendo deles especialistas em suas idades, e naquilo que fazem, para assim então trazer o corpo e mente em conjunto, para compreenderam assim que atividade em si não só deve ser lecionada, ditada, e sim realmente explicada.
Traz algumas atividade e explicações para uma melhor compreensão de seus métodos.
Educação Infantil
A educação infantil passou a ser, de alguns anos pra cá, um espaço efetivo de escolarização, ao contrário do que ocorria antes, quando se chamava pré-escola, e passava a impressão de que era simplesmente um lugar em que as crianças esperavam a vez de ir para a escola. Esse período de infância, é um periodo da vida no qual se pode viver muito intensamente.
A antiga pré-escola me lembrava uma história de Rubem Alves, no seu livro ESTÓRIAS DE QUEM GOSTA DE ENSINAR, em que um pai, todo orgulhoso, pergunta ao seu filho o que ele vai ser quando crescer. A criança responde que vai ser médico, um dos rótulos respeitáveis que o pai admite (poderia também ser engenheiro, advogado, diplomata...).
Nos últimos anos, no entanto, a educação infantil passou a transmitir a ideia da importância que tem educar uma criança no primeiro período de sua vida.
A cada ano um maior número de crianças brasileiras é matriculado em escolas de educação infantil.
Ainda resta, em nosso país, a forte expectativa por parte dos pais de que seus filhos sejam alfabetizados na educação infantil.
Atividade corporal e brinquedo
Se uma professora recém-contratada for trabalhar numa escola de educação infantil e não tiver muito conhecimento teórico sobre o assunto ou uma boa experiência prática, corre sério risco de atrapalhar muito mais do que de