AS CONSEQUENCIAS DA MODERNIDADE
DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC/RS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DIONÉIA CARDOSO DA LUZ
BRUNO HAMMERMULLER MARTINS
GABRIEL SILVEIRA FRANÇA
AS CONSEQUÊNCIAS DA MODERNIDADE
AUTOR ANTHONY GIDDENS
PORTO ALEGRE
2013
O que vem a ser a modernidade?
A modernidade pode ser vista de várias formas, talvez como o rompimento lógico do pensamento tradicional, das crenças, dos costumes, do normal. É a inovação, a mudança, etc. Mas dentro de todos os lados positivos dela, indo mais a fundo encontramos as consequências reais que estão sendo produzidas em nossas vidas. Estas, que muitas vezes passam despercebidas por nós mesmos, que podem parecer pouca coisa aos olhos de muitos, podem causar grandes impactos com o passar do tempo.
Giddens afirmava que: “modernidade refere-se a estilo, costume de vida ou organização social que emergiram na Europa a partir do século XVII e que ulteriormente se tornaram mais ou menos mundiais em sua influencia”.
Estaríamos, assim, no limiar de uma nova época. Alguns autores destacam a emergência de um novo sistema social, mas a maioria chama a atenção para um estado de coisas que está chegando ao fim. Neste sentido, para Jean-François Lyotard, a pós-modernidade representa “um deslocamento das tentativas de fundamentar a epistemologia, e da fé no progresso planejado humanamente” Ela seria caracterizada pelo desaparecimento da grande narrativa, através da qual somos inseridos na historia como seres tendo um passado definitivo e um futuro previsível.
AS DESCONTINUIDADES DA MODERNIDADE Segundo Giddens, os modos de vida produzidos pela modernidade nos afastam de todos os tipos tradicionais da ordem social de uma maneira sem precedentes. As transformações produzidas pela modernidade seriam mais profundas tanto em seu aspecto vertical quanto do ponto de vista horizontal. Em virtude da “radicalidade” dessas transformações, há