Consequências da Modernidade
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
1. A partir da leitura do texto de Giddens, é possível observar algumas características e/ou consequências advindas da modernidade. Guiando-se por elementos como: instituições (família, escola, partidos políticos, democracia, consumo), dinamicidade e transformações na vida cotidiana, explique, a sua maneira, algumas dessas mudanças nas instituições modernas. Você pode escolher apenas uma delas pra comentar, por exemplo.
RESPOSTA: A Modernidade surge após o Iluminismo, para trazer uma nova visão de valorização do presente, ao mesmo tempo vai surgindo a escola de forma gradativa, com a ideia de que a ciência está atrelada a uma “verdade universal”, assim o papel da escola enquanto instituição é criar e moldar os indivíduos para esse novo modelo de sociedade que é a Modernidade, não permitindo muitos ajustes em seus mecanismos de controle, pois na escola moderna as ideias são rígidas e bem amarradas, inibindo o caráter mediador da interação entre o aluno e o objeto.
2. Giddens analisa a modernidade enquanto descontinuidade ou conjunto de descontinuidades entre as ordens sociais tradicionais e as instituições sociais modernas. Uma das características essenciais para compreender essas descontinuidades refere-se ao caráter dinâmico das instituições modernas, apresentado pelo autor a partir de três fontes, são elas: a separação entre tempo e espaço, o desenvolvimento de mecanismos de desencaixe (fichas simbólicas e sistemas peritos) e a apropriação reflexiva do conhecimento. Escolha entre estas a que mais lhe chama atenção e explique o que ela significa, utilizando-se também de exemplos práticos.
RESPOSTA: Existem dos tipos de mecanismos de desencaixe, o primeiro por meio das fichas simbólicas e o segundo os sistemas peritos. No primeiro caso, o dinheiro é o exemplo mais prático, que com a modernização destruiu as formas de mercado das