Analise_e_comparacao_das_alteracoes_biomecanicas_associadas_a_corrida_de_velocidade_com_arrasto
11943 palavras
48 páginas
Análise e comparação das alterações biomecânicas associadas à corrida de velocidade com arrastoMário Manuel Silva Nogueira
Porto, 2008
Análise e comparação das alterações biomecânicas associadas à corrida de velocidade com arrasto.
Monografia realizada no âmbito da disciplina de
Seminário do 5º ano da licenciatura em
Desporto e Educação Física, na área de
Desporto de Rendimento, da Faculdade de
Desporto da Universidade do Porto.
Orientador: Prof. Doutor Paulo Jorge Colaço Oliveira
Mário Manuel Silva Nogueira
Porto, 2008
Nogueira, M. (2008). Análise e comparação das alterações biomecânicas associadas à corrida de velocidade com arrasto. Porto: M. Nogueira. Dissertação de Licenciatura apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Palavras-chave: VELOCIDADE, BIOMECÂNICA, CORRIDA RESISTIDA,
CINEMÁTICA
Aos meus Pais ….
Agradecimentos
O presente estudo surge como consequência da colaboração de um pequeno mas incansável número de pessoas, às quais dirijo os meus sinceros agradecimentos, quero no entanto manifestar a minha sincera gratidão:
Ao Professor Doutor Paulo Jorge Colaço Oliveira, pela orientação do presente estudo, pelo incentivo e pela disponibilidade no auxilio da resolução dos problemas ao longo deste estudo.
Ao Gabinete de Biomecânica, pela disponibilidade e compreensão no uso dos instrumentos utilizados. Em especial ao Engenheiro Pedro Gonçalves, pela sua ajuda e paciência incessante nos momentos mais complicados deste estudo.
Ao Mestre Branco Lima e Pedro Guimarães pelo auxílio, total disponibilidade e pela permissão da aplicação dos testes aos seus atletas.
Ao João Peralta e Susana Martins, pela ajuda incansável, pelas horas dispendidas neste projecto pela boa disposição e dedicação.
Ao meu grupo de amigos, com quem partilhei bons e maus momentos durante este percurso, pela vossa presença, pois sem ela seria impossível enfrentar as adversidades dos últimos anos.
Ao Juvenal,