educação Crista
R: Aristófanes, que na peça teatral A Nuvens (423 a. C), além de tecer críticas a Sócrates, teve como fundamento satirizar a proposta educacional dos sofistas, demonstrou que eles eram vistos como mestres que podiam, desde que devidamente pagos, “fazer a causa pior parecer melhor” e “vencer com discursos nas causas justas e injustas”
2- Que relação havia entre virtude e nascença nas discussões educacionais da polis grega?
R: A virtude não dependia da nobreza do sangue e da nascença, mas fundava-se no saber. Qualquer pessoa poderia ser virtuosa, desde que possuísse o saber.
3- Quais foram as contribuições dos sofistas para a educação ocidental?
R: A Sociedade Ocidental deve muito à cultura e à civilização dos gregos e romanos. Muitas foram as contribuições deste modelo civilizatório para o ocidente, e mesmo na atualidade, muito de nosso modo de pensar e ver o mundo ainda contém influências advindas desta época. O modelo Grego, onde surge os primeiros pedagogos.
4- Como Sócrates entendia a educação?
R: A educação Socrática possui caráter ativo, entendendo que esse caráter precisa prover condições para uma reflexão a partir de si mesmo, o saber de dentro para fora, e então, o conteúdo das discussões educacionais devem ser extraídos do cotidiano.
5- Qual era a proposta da Academia de Platao?
R: Platão é um personagem a ser destacado quando se discute a contribuição grega para a educação. A Tonica da Academia era a preparação do individuo na política; buscava ser um colégio filosófico para formar um novo tipo de dirigentes para o mundo grego, que se tornaram especialmente procurados como conselheiros para a elaboração de constituições ou de projetos de nova legislação. A Academia se tornou o centro.
6- Que relação há entre o termo “natureza” e educação, no pensamento de Aristóteles?
R: Segundo Aristóteles, é a natureza quem destina os que devem mandar e governar, que são