educação crista
A quem Pertence a Responsabilidade de Educar?
Tendo verificado o conceito de Educação Cristã, necessitamos examinar a questão das responsabilidades e divisão de funções, na difícil tarefa de educar.
1. A Responsabilidade dos Pais
A Bíblia apresenta a responsabilidade de educar como uma determinação primordial aos pais. Não existem dúvidas a este respeito, basta verificarmos as seguintes passagens bíblicas:
1 Timóteo 5:8 – “ Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos de sua casa, tem negado a fé , e é pior do que o descrente”. Este verso mostra a responsabilidade dos chefes de família para com os seus, em todos os aspectos, envolvendo, certamente, a responsabilidade de educar e instruir os seus filhos.
Provérbios 22:6 – “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”. Este é um versículo certamente dado aos pais.
Frequentemente é interpretado como uma admoestação à instrução religiosa, mas, como já observamos, a instrução verdadeira não cobre apenas o aspecto especificamente “religioso”, porém deve ser ministrada em todas as áreas da vida.
Efésios 6:4 –“ E vós, pais,... criai-os (vossos filhos) na disciplina e na admoestação do Senhor”. Isto é, aprendendo a ver a Deus e a respeitá-Lo em todas as áreas de sua vida, em tudo que possa vir a aprender. Mais uma vez, a responsabilidade da criação e da instrução é particularizada aos pais.
Deuteronômio 6;6 e 7 – “Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te”. Aqui temos o princípio didático da repetição, para eficácia na assimilação (retrato ainda nos versículos 8 e 9).
Os pais tinham a responsabilidade de educar os filhos eficazmente no temor do
Senhor. No versículo 2 deste trecho, vemos que o conteúdo a ser ensinado aos filhos, eram os mandamentos do Senhor e o seu