Educação o Cristã
Introdução
Por toda a Bíblia notamos o constante cuidado de Deus com a formação espiritual do seu povo. Antes mesmo que Israel entrasse na Terra Prometida, Deus determinou “ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos, e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus e cuide de cumprir todas as palavras desta lei”(Dt:31,12)Através da educação cristã podemos orientar o crescimento espiritual dos membros da Igreja.
O objetivo desse estudo é mostrar o aspecto prático da educação cristã e os resultados que dela podem ser obtidos não somente em crescimento numérico, mas também pela edificação espiritual daqueles que compõem a Igreja de Jesus cristo.
Reflexão
Vivemos em uma época de diversidade de conceitos, ideologias e paradigmas, fruto de um ambiente pluralista. Diversidade esta que se faz presente em todos os segmentos da sociedade. Na educação não é diferente. Penso que é desejo de todo líder cristão oferecer a sua igreja uma educação que seja eficaz, mas também bíblica. Sendo assim, para não cair na armadilha das muitas filosofias pós-modernas, precisamos estabelecer alguns pressupostos para a educação cristã.
1. O que é Educação (Cristã)?
Antes de vermos o que é educação cristã, precisamos entender o que é Educação? A educação é um conceito genérico, mais amplo, que supõe o desenvolvimento integral do ser humano, quer seja da sua capacidade física, intelectual e moral, visando não só a formação de habilidades, mas também do caráter e personalidade social.
Este tem sido um conceito de educação quase que universalmente aceito; ou seja, a educação, pelo menos em tese, visa também desenvolver o caráter do ser humano. Tendo isso em mente, podemos dizer que a educação cristã também se propõe a desenvolver o ser humano de maneira integral, em suas habilidades e caráter. No entanto, trata-se de um processo distinto daquela “educação”, pois a educação cristã é assim adjetivada, em razão de