Aplicações da Radioatividade
DE
APLICAÇÕES DA
RADIOATIVIDADE
Sem perceber convivemos dia-a-dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais de radiação ou pelas fontes artificiais, criadas pelo próprio homem. A radioatividade está na luz solar, nos raios cósmicos que vêm do espaço, na areia da praia, na louça doméstica, na televisão quando está ligada, na medicina e até mesmo nos alimentos que consumimos. APLICAÇÕES NA MEDICINA
Apesar dos efeitos nocivos da radioatividade, ela possui amplas aplicações benéficas na medicina. Atualmente, mais de uma centena de isótopos radioativos são usados nas mais diversas áreas da medicina, chegando ao ponto de inaugurar uma nova área de trabalho e pesquisa, denominada de Medicina Nuclear.
O QUE É FISSÃO NUCLEAR?
A fissão nuclear consiste em separar o núcleo dos átomos. Quando isso acontece, há uma tremenda reação química, que libera grande quantidade de energia luminosa e calorífica.
A fissão nuclear é uma reação que ocorre no núcleo de um átomo. Geralmente o núcleo pesado é atingido por um nêutron, que, após a colisão, libera uma imensa quantidade de energia.
BOMBA ATÔMICA, COMO
FUNCIONA?
Na convencional, uma carga de dinamite faz com que átomos de urânio ou de plutônio, relativamente fáceis de quebrar, se rompam por causa disso, o nome dela é bomba de fissão. A explosão de uma bomba atômica produz uma bola de fogo de 1 milhão de graus
Celsius e luz que pode cegar a quilômetros de distância, além de uma ventania de mais de
1.000 km/h. Seu resultado é uma destruição total num raio de 10 km do centro da explosão. O QUE É REATOR NUCLEAR?
Um reator nuclear é um dispositivo usado em usinas para controlar a reação de fissão nuclear.
Um reator atômico controla a energia liberada numa fissão. O calor liberado nessa reação é usado para ferver água, cujo vapor acionará uma turbina geradora de eletricidade.
LIXO