aplicações da radioatividade
Aplicações da Radioatividade
Normalmente, quando se fala em radioatividade as pessoas lembram da bomba atômica que foi detonada nas cidades japonesas de Yroshima e Nagasaki. Entretanto, mesmo antes deste lamentável episódio a radiação já apresentava uma grande utilidade na Medicina que era o tratamento do câncer. Atualmente, a radiação ionizante apresenta grande utilidade em diversas áreas, tais como:
* Conservação de alimentos
A radiação ionizante é utilizada para eliminar bactérias, fungos e larvas de insetos presentes nos alimentos (frutas, carnes, cereais e especiarias).
* Esterilização de materiais
Agulhas, fios de sutura e outros produtos utilizados na área médica são esterilizados pela radiação. Os raios gama (60Co) desencadeiam reações químicas que matam os microorganismos presentes nesses produtos e os impedem de se reproduzir
* Radioterapia
A Radioterapia é muito utilizada para o tratamento do câncer de mama, de garganta, de útero, etc. A fonte de radiação é geralmente um acelerador linear, que emite feixes de raios que alcançam o tumor após atravessar diferentes tecidos. Dessa forma, órgãos e tecidos sadios, situados no trajeto dos raios estão sujeitos aos efeitos da radiação.
* Braquiterapia
Braquiterapia é uma forma de radioterapia em que materiais radioativos são implantados nas proximidades do tumor. A palavra braquiterapia origina-se do grego (brachys = junto, próximo) e define uma modalidade de tratamento em que doses de radiação são liberadas para atacar as células tumorais, sem que um grande número de células sadias seja afetado. Estes implantes podem ser temporários ou permanentes.
* Diagnóstico
Radioimunoanálises
Radioimunoensaio (RIE)
O desenvolvimento da técnica do radioimunoensaio proporcionou um grande avanço em muitas áreas da medicina. Essa técnica associa sensibilidade e especificidade, permitindo a quantificação exata de uma grande variedade de compostos com