arquitetura
TEMA:
INDUSTRIALIZAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina Arquitetura e Sustentabilidade Ambiental do curso de Arquitetura e Urbanismo
– 2º/2006.
Belo Horizonte
30 de agosto de 2006
Sumário:
1- Introdução
2- Conceitos
2.1- Gestão Ambiental
2.2- ISO 14000
2.2.1- Rotulagem Ambiental
3- Aplicações
3.1- Produção mais Limpa e Prevenção da Poluição
3.2- A qualidade dos produtos
3.3- Mecanismos de mercado para a transformação industrial
4- Reflexão
5- Crítica
6- Propostas
7- Referências
8- Conclusão
9- Referências Bibliográficas
10- Anexos
1- Introdução
O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da gestão ambiental no cenário industrial brasileiro no âmbito das leis, metodologias e normatização. Na economia globalizada e altamente competitiva da atualidade, torna-se imperativa a necessidade de inovar, levando em consideração os aspectos e impactos ambientais. A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma empresa pode ser vista como uma inovação, O objetivo principal deste trabalho foi o de levantar os fatores condicionantes do sucesso na implementação de SGAs pelas empresas, conforme a norma ISO 14001.
2- Conceitos
Toda atividade humana, principalmente de caráter empresarial, tem efeitos ambientais. Há algumas décadas, a geração de poluentes pelas empresas era entendida como uma conseqüência inevitável nos processos industriais, o que provocou um grau de deteriorização ambiental acentuado em muitas regiões do mundo.
Em 1972 a ONU organizou a I Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, que resultou na criação de órgãos de proteção ambiental em diversos países. Durante muito tempo estes órgãos se ocupavam apenas de fiscalizar o atendimento dos padrões ambientais estabelecidos. Por sua vez as empresas potencialmente poluidoras estavam preocupadas unicamente em atender à