Radioatividade e suas aplicações
Aividades de Elementos Radioativos
Os núcleos instáveis de uma mesma espécie e de massas diferentes, denominados radioisótopos, não realizam todas as mudanças ao mesmo tempo. As emissões de radiação são feitas de modo imprevisto e não se pode adivinhar o momento em que um determinado núcleo irá emitir radiação.
Entretanto, para a grande quantidade de átomos existente em uma amostra é razoável esperar-se um certo número de emissões ou transformações em cada segundo. Essa “taxa” de transformações é denominada atividade da amostra.
Integração de Fótons Gama com a matéria
Fótons são partículas indiretamente ionizantes que, ao atravessarem a matéria, podem depositar energia em um processo que consiste de duas etapas: transferência de energia para uma partícula carregada (elétron ou próton) e posterior deposição da energia transferida à partícula carregada no meio. A secção de choque é um conceito muito empregado em Física de Partículas e em Física Nuclear
Espectrometria gama
Um dos motivos de se utilizar a radiação gama é o seu poder de penetração. A partícula alfa é facilmente atenuada por uma folha de papel, a partícula beta por alguns centímetros de alumínio e o raio gama necessita de vários centímetros deconcreto para ser totalmente absorvido.
Espectro de energia
Os nuclídeos gama emissores emitem radiação com energias bem definidas. Alguns isótopos podem emitir mais de uma radiação gama, cada uma com sua energia