Educação corporativa
O termo educação corporativa vem sendo muito abordado nos últimos tempos. Entender o conceito de educação corporativa com certeza irá ajudar a entender todo o processo da gestão das grandes empresas. A educação corporativa no Brasil esta essencialmente ligada ao processo de orientação e estratégia de uma organização empresarial.
Uma corporação precisa estar fundamentada em regras e valores da empresa são designadas aos funcionários como forma de desenvolvimento dentro desta corporação. A definição de educação corporativa, portanto, compreende todas as normas da empresa que são passadas para toda a equipe de colaboradores, incluindo os diretores e gerentes da corporação.
Os programas de educação corporativa são meios para que a empresa capte os verdadeiros talentos dentro da empresa, e consiga desenvolver todas as suas políticas de crescimento, com foco na gestão de pessoas e nas estratégias dos negócios. A educação corporativa também diz respeito à competitividade da empresa em meio ao mercado de negócios, e os mecanismos que a empresa vem utilizando para dar ênfase ao crescimento dessa empresa. A educação corporativa vem ajudar no processo de crescimento e expansão das empresas, á medida que dinamiza a relação entre colaboradores e gestores da empresa.
Segundo Jeanne Meister (1999), a Educação Corporativa é um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização” (p.35). Este fenômeno em crescente expansão tem como sustentação a chamada ‘sociedade do conhecimento’, “cujo paradigma é a capacidade de transformação [...] do indivíduo social por meio do conhecimento” (Managão, 2003, p. 9). Um ‘novo trabalhador’ é exigido nesse contexto, que enfatiza as ‘competências’ segundo um “comportamento independente na solução de problemas, a capacidade de trabalhar em grupo, de pensar e agir em sistemas interligados, e de assumir a