Educação Corporativa
É bom lembrar que o que já conhecemos como códigos de conduta ou etiqueta teve origem em regras de generosidade e hospitalidade.
No século XV foram publicados livros que ensinavam “maneiras educadas” para os jovens. Neste mesmo século o Rei Luiz XIV escreveu um livro de protocolo que deveria ser seguido pelos que participavam de cerimônias da corte. Os cidadãos comuns adotaram os maneirismos e tentavam imitá-los. Na Inglaterra porém, as pessoas educadas também deveriam ser modestas e demonstrar respeito ao próximo. No Século XVIII “Boas maneiras” eram ensinadas a todos os que frequentavam a escola e além de aprender a ler, escrever e fazer cálculos, tornou-se importante saber se comportar e se apresentar em público.
Algumas regras de procedimento, que parecem triviais, frequentemente passam longe dos cuidados que certos empresários consideram relevantes para suas rotinas de trabalho. Contudo, deveriam ser observadas, sim, quando menos por uma questão de civilidade.
Definições
Educação: [pl.: -ões] s.f. 1 processo para o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano. 2 conjunto dos métodos empregados nesse processo; instrução, ensino. 3 desenvolvimento metódico (de faculdade, sentido, órgão etc.) < e. da memória>. 4 civilidade, polidez. (HOUAISS, Antônio. Ed. Moderna, 3ª ed. Rio de Janeiro, 2009 pág. 269).
Corporação: [pl.: -ões] s.f. 1 associação de pessoas, freq. da mesma profissão, sujeitos a um mesmo regulamento, visando a um fim comum. 2 empresa ou grupo de empresas de grande porte ~ corporativo adj. (HOUAISS, Antônio. Ed. Moderna, 3ª ed. Rio de Janeiro, 2009 pág. 195).
Conceito de Educação Corporativa
Educação Corporativa é o esforço institucional estruturado de desenvolvimento continuado do potencial humano, compreendendo toda a cadeia de valor composta dos fornecedores e clientes da organização, dela própria e da sociedade, com o objetivo de contribuir para o alcance de metas e resultados