O CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL - ASPECTOS GERAIS
MARIA AUXILIADORA SENA DE SOUZA CASTRO
O CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: ASPECTOS GERAIS
BRASILEIA
2011
MARIA AUXILIADORA SENA DE SOUZA CASTRO
O CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: ASPECTOS GERAIS
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Científica do Curso MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter.
Orientadora: Prof...........
BRASILEIA
2011
Ao meu esposo Beto, aos meus filhos Adriano, Betinho, Gustavo e Bruna e às minhas netas Isadora, Nicole e Viviane, por alegrarem a minha vida e motivarem o meu trabalho.
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar a Deus, por me iluminar e me dar forças para concluir este trabalho.
À minha família por estar sempre presente nos momentos mais difíceis.
À minha Orientadora Profª. Magda Branco pelas orientações acertadas.
E a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a realização deste trabalho.
RESUMO:
Uma nova realidade econômica e social se apresenta e impõe mudanças de comportamento na Administração Pública. A sociedade brasileira também, de certa forma, está exigindo mais ética e profissionalismo na gestão de recursos públicos, além de mais responsabilidade e transparência nos atos dos gestores públicos. Para tanto, é necessário que os instrumentos de controle interno e as leis sejam observados e que tais instrumentos normativos ou legais sejam utilizados adequadamente, com vistas a uma administração eficiente e eficaz, no setor público. Neste contexto em que se insere o Estado Brasileiro, torna-se imprescindível o conhecimento e o entendimento sobre as ferramentas disponíveis que possam auxiliar na concretização de modelos mais adequados de gestão pública. Este trabalho