sociologia
TRABALHO
DE
SOCIOLOGIA
Componentes:
Isabela Caroliny Trevisani Diniz
Leonardo Araújo
Pamela Herculano
Rebecca Biral
Sther Santos
Wildes Júnior
Professor:
Leonardo Bis dos Santos
Nova Venécia - 12/08/2014
IFES- INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
LUTA
DE
CLASSES Componentes:
Isabela Caroliny Trevisani Diniz
Leonardo Araújo
Pamela Herculano
Rebecca Biral
Sther Santos
Wildes Júnior
Professor:
Leonardo Bis dos Santos
Nova Venécia - 12/08/2014
INTRODUÇÃO:
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel.
DESENVOLVIMENTO:
A história do homem é a história da luta de classes. Marx busca com o termo “luta de classes” definir o confronto entre duas classes distintas, a burguesia, e o proletariado, que atuariam como classes antagônicas em meio ao modo de produção capitalista. A luta de classes não é apenas um conflito, envolve a economia, a política e a sociedade como um todo.
A sina do proletariado é, e tem sido há séculos, carregar o fardo de um trabalho físico e doloroso do qual provêem seus frutos, não para eles, no entanto, mas sim para outra classe privilegiada que possui propriedade, autoridade e os produtos culturais (ciência, educação, arte): a burguesia. A escravidão e exploração social das massas trabalhadoras formam a base na qual se ergue a sociedade moderna, sem a qual esta sociedade não poderia existir.
Isto gerou uma luta de classe, por vezes, assumindo um caráter aberto e violento, e, por outras, um semblante de progresso vagaroso e inatingível, que reflete carências, necessidades e o conceito de justiça dos trabalhadores.
As lutas de classes existem desde a idade média,