Redes e Inclusão Digital
O autor Milton Santos admite três momentos na produção e na vida das redes.Um largo período pré-mecânico, intermediário e a fase atual.
Então a rede surgiu como artefato material,foi se modernizando e acompanhando as evoluções no espaço, chegando ao período técnico cientifico informacional.
Este período técnico cientifico informacional marca um terceiro momento na evolução das redes.Os suportes das redes encontram-se agora, parcialmente no território, nas forças naturais, dominadas pelo homem e particularmente nas forças recentemente elaboradas pela inteligência e contidas nos objetos técnicos.
Ressaltamos as redes virtuais(internet) que podem ser Social e Política, pelas pessoas, mensagens,valores que a frequentam,sem isso e a respeito da materialidade com que se impõe aos nossos sentidos,as redes são na verdade,uma mera abstração.Com a criação e a utilização da infra-estrutura(os fixos), surgem as trocas de informações (os fluxos).
As redes virtuais se tornam vivas através dos fluxos e fixos, a junção desses dois, com a utilização formam um meio de criação e propagação de informações causando um movimento social, esse movimento tanto inclui dinâmicas próximas locais, quanto dinâmicas universais. Genteee a Inclusão Digital se refere à democratização do acesso as tecnologias de informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade de informação, a Inclusão Digital é também maximizar suas rotinas diárias e minimizar seu tempo, é a possibilidade de adquirir muitas e diversas informações num curto período de tempo, facilitando a vida do usuário e criando um novo espaço, ou seja o espaço virtual, onde as informações estarão presentes independente do espaço físico que o indivíduo estiver inserido.
Um incluído digitalmente não é aquele que