A internet e as redes sociais na promoção da inclusão digital e integração social de pessoas com deficiência intelectual.
(AMARÍLIS COUTO QUINTAL)
A INTERNET E AS REDES SOCIAIS NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL E INTEGRAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. ESTUDO DE CASO.
Rio de Janeiro
2010
AMARÍLIS COUTO QUINTAL
A INTERNET E AS REDES SOCIAIS NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL E INTEGRAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. ESTUDO DE CASO.
Projeto apresentado como segunda Avaliação a Distância – AD2, na disciplina Metodologia para Estudo de Caso, na modalidade a distância na Universidade do Sul de Santa Catarina..
Orientadora: Professora MSc.Ruth de Farias Coral.
Rio de Janeiro
2010
1 TEMA
A evolução tecnológica, responsável pela produção de uma quantidade inimaginável de informação, causada pelo ciclo de realimentação do conhecimento, gerou a denominada “sociedade da aprendizagem, onde aprender tornou-se o núcleo da emancipação humana, com novo e importante significado social às expressões inclusão e exclusão digital.
Neste contexto somou-se à longa lista de discriminações existentes contra as pessoas com necessidades educacionais especiais, a de excluídos digitais.
É vasta a relação de necessidades educacionais especiais e de projetos visando formas de proceder a inclusão digital dessas pessoas, tais como o desenvolvimento de hardware adaptado ou de softwares dedicados. Este trabalho visa, especificamente, a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio da Internet e suas redes sociais, para promover a inclusão digital de pessoas com deficiência intelectual, facilitando sua integração à sociedade.
1.1 TEMA ESPECÍFICO
Diante do exposto sobre a evolução tecnológica e as novas formas de inclusão/exclusão, chamadas digitais, o trabalho enfoca “A Internet e as Redes Sociais na promoção da Inclusão Digital e Integração Social de pessoas com deficiência intelectual.” Estudo de Caso.
1.2 JUSTIFICATIVA
Cumprindo a diretriz constitucional (art. 208,§ 1º, III)