DOENÇAS POR ESCASSEZ DE AGUA
MODO DE TRANSMISSÃO DAS DIARRÉIAS
A transmissão se faz principalmente através da água contaminada pelas fezes de doentes, dos alimentos que entram em contato com água contaminada ou pelas mãos contaminadas de doentes, ou pessoas que, mesmo sem apresentarem a doença estão eliminando bactérias nas fezes e não têm bons hábitos de higiene.
* O gelo fabricado com água contaminada é uma importante fonte de infecção.
Objetos contaminados levados à boca como chupetas, brinquedos etc., também podem causar diarréias.
As moscas podem transportar os micróbios até os alimentos e contaminá-los. Sintomas e sinais O sintoma mais preocupante da diarréia é a desidratação. Uma diarréia também pode ser acompanhada de dor abdominal, cólicas, náusea, necessidade urgente de ir usar o toalete e perda do controle do intestino. Algumas infecções que causam diarréia podem também ocasionar febre, calafrios ou fezes com sangue Diagnóstico da diarréia
O diagnóstico da diarréia envolve a identificação da causa, mas em diarréias agudas esta medida geralmente é desnecessária tendo em vista o quadro auto-limitado.
Em diarréias crônicas pode ser necessária uma investigação detalhada, que lança mão de exames complementares, tais como:
Hemograma,
Exame de fezes,
Cultura de fezes,endoscopias digestivas e outros exames. Prevenção
• Lave as mãos antes de preparar alimentos ou comer;
• Ferva água não tratada, caso precise bebê-la;
• Lave os alimentos com água fervida ou filtrada;
• Só consuma alimentos de procedência conhecida;
• Evite consumir refrigerantes ou outras bebidas