educação conservadora
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” John Dewey
Introdução
O neoliberalismo é, sem duvida alguma, um dos temas mais instigantes e, por conseguinte, mais explorados no âmbito educacional na contemporaneidade, esse sistema que ao ser implantado trouxe consigo uma serie de problemas, a exarcebaçao da tendência capitalista a mercantilização universal onde tudo é transformado em mercadoria, a educação, saúde, cultura e esportes. Valendo neste sistema o interesse individual onde os direitos sociais e econômicos não fazem parte deste contexto.
Como o neoliberalismo afeta a sociedade e a educação? Ate que ponto a influencia neoliberal na educação prejudica pais, alunos e professores? Estas e outras questões serão tratadas e respondidas dentro deste trabalho (questões que podemos abordar durante a nossa apresentação) (referência da introdução: http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/SDS.2.2010.pdf)
O Brasil parece ter despertado para a relevância da temática da educação. Ao lado da atuação governamental orientada pelos objetivos de expansão de todos os níveis de ensino e implementação de políticas de avaliação e controle de qualidade, também a sociedade civil demonstra interesse e participa do processo de reconhecimento da necessidade de melhoria dos índices de escolaridade, como requisito para real possibilidade de desenvolvimento do país. Muitas vezes em nosso dia-a-dia ouvimos palavras como: qualidade total,modernização da escola, adequação do ensino à competitividade, do mercado internacional, deserção do Estado, descentralização e entre outras de ordem do discurso neoliberal para a educação.
E o currículo, como ficou, o que será que as políticas internacionais querem que nossas