educaçao ambienta
a.
Na educação ambiental conservadora são apresentados apenas os problemas ambientais mais aparentes, desprezando-se as causas mais profundas.
b.
Na educação ambiental conservadora, o foco é na ação, na busca de soluções para os problemas ambientais e na proposição de normas a serem seguidas. A ênfase é na mudança de comportamento individual, por meio da quantidade de informações e de normas ditadas por leis e por projetos governamentais.
c.
Ela não se preocupa somente em resolver problemas, procura aproveitar a relação com o meio para o desenvolvimento pessoal de uma atuação consciente e responsável das pessoas.
d.
Nela são apresentados os problemas ambientais mais aparentes, desprezando-se as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, o primeiro sendo apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
e.
Na educação ambiental conservadora, a forma de diálogo apresenta a necessidade do fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformações sociais e sua perspectiva se apoia na práxis, em que a reflexão subsidia a ação e esta traz novos elementos para a reflexão.
0,5 pontos
Pergunta 8
Leia com atenção as três afirmativas a seguir que tratam da história da EA no Brasil.
I – A Constituição de 1988 incluiu a EA como direito de todos e dever do Estado no capítulo sobre meio ambiente.
II – Em 1997 foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais, em que o assunto meio ambiente foi incluído como tema transversal.
III – O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, que teve como prioridade definir o marco político pedagógico da EA, foi