danca na vida
Faculdade Federal de Rio das Ostras
Pólo Universitário de Rio das Ostras
Departamento de Artes e Estudos Culturais
Curso de Produção Cultural
Disciplina: Fundamentos da dança
Profa.: Beatriz Cerbino
Resumo didático
Renascimento
O Renascimento foi um período em que o mundo passou a ser concebido de maneira científica, em oposição à religiosidade exarcebada da Idade Média. Os estudos das ciências humanas foram valorizados e o ser humano se tornou objeto de reflexão e investigação científica. O corpo voltou a ser exaltado, tido como belo e controlado pela razão.
O homem renascentista queria conhecer, se conhecer via arte e ciência. E neste momento a dança começou a se codificar.
O movimento de não olhar mais para cima, em busca de um Deus onipresente e onipotente, fez com que, na dança, se organizassem espetáculos que eram a imagem desse novo homem.
Fillippo Brunelleschi (1377-1456) e Leon Battista Alberti (1404-1476) - Os grandes trabalhos arquitetônicos e tratados de perspectiva se devem a esses dois artistas italianos, que evidenciaram a linha do horizonte e os variados pontos de fuga, reduziram proporcionalmente a distância da obra em relação ao observador. O olhar deixou de se fixar apenas no divino, no imaterial, e se aproximou do próprio homem.
A obra mais conhecida de Brunelleschi é a cúpula da Santa Maria del Fiore. Concluída em 1435, foi a primeira de grandes dimensões, erguida na Itália, desde a Antiguidade, sobre uma enorme base octagonal.
Os bailes, ocupando castelos mais iluminados, eram realizados sem frontalidade. Essa dança que se separava, lentamente, daquela mais popular, que um dia tinha sido sua fonte, metrificou-se. Ao se transformar em diversão das classes abastadas, a dança se sofisticou e adquiriu movimentos cada vez mais específicos. A espontaneidade foi substituída por uma postura estudada e codificada, de acordo com o espírito cientificista da Renascença. Esse processo