Atps Meio Ambiente Administra O
O relacionamento das empresas com a sociedade é realizado fundamentalmente pela oferta de produtos e serviços. Uma parte da responsabilidade pela construção de uma sociedade mais sustentável está associada à capacidade das equipes de Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) em trazer esta preocupação a todo ciclo de vida dos novos bens e serviços oferecidos aos consumidores. Entre 60% e 80% de todos os impactos ambientais causados ao longo da vida de um produto são determinados nas fases iniciais de seu projeto (GRAEDEL; ALLENBY, 1995).
Dentro da problemática da poluição ambiental, um fator importante refere-se ao aumento da geração dos resíduos de construção civil (RCC) e resíduos de construção e demolição (RCD). Estes resíduos, segundo Chung e Lo (2007), representam, aproximadamente 50% do fluxo de resíduos sólidos gerados pelas cidades dos países desenvolvidos, sendo que muitas vezes este valor pode chegar a mais de 60% do total de resíduos sólidos produzidos.
O desenvolvimento sustentável esta fundamentado em três dimensões: a econômica, a ambiental, e a social, estas que consistem nos pilares da sustentabilidade. Como Elkington (2011) diz, a ideia central é que as organizações avaliem o sucesso não somente com base no desempenho financeiro, geralmente expresso em termos de lucro, retorno sobre o investimento ou valor para os acionistas. Ele quis dizer com isso que o desenvolvimento financeiro não pode se sobrepor a sustentabilidade.
Partindo do raciocínio de que a sustentabilidade econômica deve estar adaptada aos níveis de produtividade com a conservação dos recursos naturais e a consequente preservação da biodiversidade, obtêm a variável ambiental, como uma preocupação das pequenas empresas. (VIEIRA, 1999).
Este trabalho teve como objetivo indicar problemas causados no meio ambiente, principalmente originados de empresas e da construção civil, e mostrar algumas medidas que podem ser tomadas para a preservação do meio ambiente.