educação confessional
Stella Garrido
Monografia apresentada como prérequisito para conclusão do Curso de
Licenciatura em História, do Centro de
Ciências Humanas, da Universidade
Veiga de Almeida, sob orientação da professora Muza
Clara
Chaves
Velasques.
RIO DE JANEIRO - 2005
AGRADECIMENTOS
Na elaboração deste trabalho devo minha gratidão a:
- A Deus que está sempre ao meu lado me guardando e me protegendo mesmo quando eu não mereço. Foi Ele quem me criou e fez e por isso dedico ao meu Senhor o melhor que posso ser.
- A minha família que sempre acreditou em mim e nunca duvidou da minha capacidade. Cada bronca que tomei foram bem utilizados e ouvidos. Afinal meu trabalho de conclusão de curso se tornou realidade.
- Ao professor José Luiz Bello que me ajudou muito nesse trabalho e me fez confiar no meu potencial. Uma pessoa a qual eu admiro pelo profissionalismo e ética, a qual irei me espelhar não só em minha profissão, mas em toda a minha vida.
- Ao meu namorado Renan que com o seu amor conseguiu ouvir repetidas vezes tudo o que eu falava sobre protestantismo e educação sempre com um sorriso nos lábios. Além disso, ele me ensinou que é possível amar mesmo quando achei que não era mais possível.
- A minha professora orientadora Muza Clara Chaves Velasques, que apesar dos desencontros e do pouco tempo que tivemos disponível, sempre me ajudou e se colocou a minha disposição.
- Aos meus amigos de verdade que sempre ajudaram a renovar as minhas forças e compartilharam comigo meus momentos de sufoco e transe intelectual, durante a realização desse trabalho, com a maior paciência.
“Ainda que não existisse alma, nem inferno, nem céu, seria preciso ter escolas para satisfazer nossas necessidades como habitantes deste mundo, (...).”
Martinho Lutero (1520)
RESUMO
O objetivo desta monografia é apresentar como se procedeu o surgimento da educação confessional protestante no Brasil, suas