agua
No entanto, o que mais temos visto é o mau uso da água, acarretando em perdas e desperdícios.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de cerca de 2.500 m3/ano de água para satisfazer as necessidades de consumo e higiene. Apesar de o Brasil estar acima deste patamar, a água é mal distribuída entre Estados.
Na Região Metropolitana de São Paulo, situada na Bacia do Alto Tietê, a escassez hídrica é bastante preocupante. Devido ao crescimento populacional e da poluição dos recursos hídricos, a região onde Santo André está inserida, tem hoje uma situação de apenas 200 m3/dia por habitante/ano, ou seja, menos de 10% do preconizado como satisfatório pela ONU.
Por isso, pense e aja de forma consciente ao consumir água. Conheça dicas para um consumo consciente: ABAIXO ALGUMAS DICAS SIMPELS PARA ECONOMIZAREM AGUA NA CASA
# Procure tomar banhos rápidos, e ao ensaboar-se feche a torneira.
# Ao escovar os dentes, enxague a boca com o uso de um copo e mantenha a torneira fechada durante o processo de escovação. A torneira aberta desperdiça cerca de 30 litros de água.
# O vaso sanitário não é lixeira. Não jogue resíduos, pois eles podem causar entupimento na rede e levam mais água pelo ralo.
# Não dê a descarga sem motivo. Uma válvula desregulada pode desperdiçar até 30 litros de água. Mantenha a válvula sempre em ordem.
# Ao lavar pratos e panelas, ensaboe tudo primeiro antes de começar a enxaguar. Lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Fechando a torneira durante o processo você pode economizar até 20 litros.
# Procure acumular um bom volume de roupas sujas. Utilize a máquina de lavar ou tanque em suas capacidades máximas. Sempre que possível, reutilize a água da máquina para lavar quintais e calçadas.
# Um tanque com a torneira aberta por 15 minutos