Aula Inicial PHC I
HOMEM
CONTEMPORÂNEO
O QUE ESTUDA
Quando
dizemos que o homem é sempre fim, nunca meio, queremos dizer que o homem, a pessoa, representa um valor, isto é, um ser apreciável e amável em si mesmo e por si mesmo.
Max Scheler (1874- 1928) faz a distinção entre fim e valor.
Os dois conceitos, segundo ele, não coincidem.
Pode-se sustentar que todo o fim é valor.
Tudo aquilo que é querido como fim é valor, embora o valor não consista só no fato de ser querido, mas compreende também algo de objetivo, que é o fundamento e a razão de sua desejabilidade e amabilidade por parte do outro. Problema (s) do
Homem
Contemporâneo acadêmica da identidade católica da
UniSantos.
Expressão
Estuda
o ser humano em sua essência e existência, proporcionando-lhe autoconhecimento, análise da sua condição humana e possibilidades de realizar-se como pessoa, tendo em vista a dignidade fundamental do ser humano e sua abertura transcendental.
Salienta
situações e desafios contemporâneos, que o interpelam na sua condição de pessoa, futuro profissional e cidadão, levando-se em conta a problemática da miscigenação da cultura brasileira.
MARCO REFERENCIAL
Universidade
Católica de Santos
(UNISANTOS) é uma Instituição de Ensino
Superior Confessional, que se rege por seu
Estatuto e Regimento Geral, pela legislação em vigor e por este Marco Referencial, que explicita a identidade católica da Instituição.
A UNISANTOS, como Universidade, é uma comunidade acadêmica que, de modo rigoroso e crítico, contribui para a defesa e o desenvolvimento da dignidade humana, como também para a herança cultural, mediante a investigação, o ensino e os serviços prestados à comunidade.
A
Juntamente
com os valores comuns a toda Universidade, a
UNISANTOS se empenha, de modo especial, no cultivo dos valores humanos e da ética cristã, para a construção de uma sociedade democrática renovada, mais justa, mais igualitária.
Afirma
o primado do homem sobre as coisas, do espírito sobre a