Educação ambiental na escola
A Educação Ambiental é o caminho eficaz para transformar a realidade, orientando as atitudes humanas no seu meio natural e social.
Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.(Lei 9.795,de 27 de abril de 1999, Capítulo I.Art.I.).
Tendo por base essas discussões pretende-se neste projeto evidenciar a relação entre Educação Ambiental e a educação como processo de formação da cidadania. Para tanto, será feita a abordagem da importância da Educação Ambiental, sua inserção no contexto escolar e a apresentação de uma proposta de ação.
Por possuir caráter humanista, holístico, interdisciplinar e participativo a Educação Ambiental contribui de forma determinante para transformar o processo educativo, trazendo consigo permanente avaliação crítica e adequação dos conteúdos à realidade local, bem como o envolvimento dos alunos em ações concretas de transformação desta realidade.(TAVARES, Helenice 2009).
A educação ambiental tem o escopo de despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente e assim superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.(TAVARES, Helenice 2009).
Visa também estimular o fortalecimento da consciência crítica sobre o problema ambiental, incentivando à participação individual e coletiva, de forma permanente e responsável. Os cidadãos têm que adquirir consciência de que através da defesa do meio ambiente esta sendo preservada também a qualidade de vida humana e o futuro da humanidade. Assim, a Educação Ambiental se dá pelo fortalecimento da cidadania através da defesa da qualidade ambiental com caráter humanista, holístico, interdisciplinar e participativo.
Tendo