educação ambiental na escola
A escola é responsável de participar da construção de valores básicos da consciência cidadã das crianças, para que elas no futuro tenham hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação e desenvolvimento sustentável da Terra.
Este trabalho demonstra a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço dentro da escola partindo da Educação Infantil em creches enfocando as atitudes e comportamentos ambientalmente corretos aprendidos na prática e no cotidiano da vida escolar para a contribuição da formação de cidadãos responsáveis, por meio de projetos que garantem significados no processo ensino/aprendizagem.
A Educação Ambiental é um campo de conhecimento em construção e que se desenvolve na prática cotidiana dos que realizam o processo educativo. Ela é abordada de forma sistemática e transversal, desde a Educação Infantil, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas, atividades e rotina escolar.
Para a elaboração deste trabalho foi realizado pesquisa bibliográfica em diversas fontes e foi executada uma analise do trabalho realizado nas creches de Santo André. Sendo assim este trabalho estará estruturado da seguinte forma: no capitulo 1-Conceito de Educação Ambiental e sua inserção nas Unidades escolares desde a Educação Infantil e no capitulo 2 - A Educação Ambiental nas Creches de Santo André.
1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEU CONCEITO
No final dos anos 60 e início dos anos 70, o movimento hippie manifesta-se a favor da natureza. Na década de 1970, a poluição e alerta contra o esgotamento dos recursos naturais começam a trazer preocupação aos governantes. Na década de 1980, o termo “Educação Ambiental” popularizou-se definitivamente no mundo. Hoje mais do que uma realidade, a Educação Ambiental (EA) tornou-se uma grande necessidade.
A EA apresenta uma nova dimensão a ser incorporada