"A Educação Ambiental na Escola"
Eduardo Grando, TOLEDO
Rafael Lopes, FERREIRA
RESUMO
Este artigo tem por objetivo fazer uma contextualização sobre a importância de se trabalhar a educação ambiental nas escolas do Brasil. Ainda que o trabalho sobre a educação ambiental esteja inserido nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), este tema não ganhou a importância de uma disciplina nos currículos escolares. Assim, os educadores ainda encontram muitas dúvidas de como trabalhar este tema em sala de aula. Diante disto, neste trabalho estamos discutindo em um primeiro momento, os principais problemas ambientais do Brasil á nível de centros urbanos e em áreas rurais, posterior a isto é apresentado algumas questões sobre a importância da discussão do tema educação ambiental no âmbito escolar, por último são expostos algumas sugestões de como o educador pode trabalhar o tema em sala de aula.
Palavras-Chave: Escola; Educação Ambiental; Problemas Ambientais; Interdisciplinaridade.
INTRODUÇÃO
Há muito tempo se ouve falar que o homem está ameaçando a vida no planeta em busca da satisfação de suas necessidades. As Ciências Econômicas, ao definirem a sua área de estudo, nos apresentam o caráter ilimitado de ser humano no que diz respeito ao consumo, em contra ponto com o caráter finito ou limitado dos recursos disponíveis para a satisfação das suas necessidades. Este consumismo exagerado em um mundo cada vez mais industrializado vem causando problemas ambientais, como o desmatamento, poluição ambiental, emissão de gases poluentes, destruição da camada de ozônio e muitas outras conseqüências. Estes danos que estão acontecendo ao meio ambiente são fatores provenientes de diferentes atividades humanas buscando desenvolvimento econômico.
Assim, a questão do problema ambiental, na atualidade, parte do individual, passa pelo coletivo e se estende pelo mundo todo. Nessa perspectiva, é necessário que se pense em medidas