Educação ambiental na escola
Assim, a educação ambiental tem sido bastante discutida em diferentes contextos. A educação ambiental tem sido constantemente vinculada, a formação a cidadania e a reformulação de valores éticos e morais, individuais e coletivos, aspectos necessárias para a continuidade da vida do planeta.
Educação Ambiental é, portanto o nome que historicamente se convencionou as práticas educativas relacionadas à questão ambiental. Assim, “Educação Ambiental” designa uma qualidade especial que define uma classe de características que Juntas, permitem o reconhecimento de sua escola, diante de uma Educação que antes não era ambiental.
As organizações da sociedade civil apresentam-se hoje na ótica da formulação de uma rede de articulações, especialmente quando possuem o intuito inovador. No setor ambientalista o intuito da educação ambiental torna-se manifesto no significado atribuído à solidariedade em meio ao confronto com o poder político e econômico. Entretanto, é fundamental uma nova forma de solidariedade que se faz sentir especialmente sob a ótica de construção do saber, do discurso mediador para a demanda de uma vida com qualidade ambiental e da perspectiva da cidadania a ser assegurada ou universalizada.
A educação ambiental no Brasil está definida a partir de uma matriz que vê a “educação” como elemento de transformação social, inspirada no fortalecimento dos alunos no exercício da cidadania, para a superação das formas de dominação capitalistas, compreendendo o mundo em sua complexidade como totalidade. Porém a educação ambiental que se origina no escopo das pedagogias críticas e emancipatórias, especialmente dialética em suas interfaces com a chamada teoria da complexidade, visando um novo paradigma para uma nova sociedade.
A