Fundo monetário internacional
Foi neste quadro que Foi entre 1 e 22 de Julho de 1944 se reuniram nos Estados Unidos, na estância de férias de Bretton Woods, no New Hampshire, os delegados de 44 países do campo aliado ou neutrais.
Em 1 de Março de 1947 o Fundo, que hoje conta com 182 países membros, começou as suas operações, tendo o primeiro empréstimo sido concedido à França.
As principais funções que estão cometidas ao FMI pelos seus Estatutos e pelas orientações do seu Conselho de Governadores resultam do objectivo fundamental para que ele foi criado no final da II Grande Guerra: a supervisão do sistema financeiro internacional de modo a evitar crises graves da economia internacional, em geral, e nas economias dos seus países membros, em particular.
Para o conseguir o Fundo desempenha essencialmente funções de supervisão e acompanhamento das economias nacionais e internacional e de empréstimo de recursos financeiros aos países que necessitem de reequilibrar as suas economias, nomeadamente as suas contas com o exterior.
Tranche de reservas
Face a dificuldades de pagamentos externos, um país pode requerer ao FMI a utilização de uma verba equivalente a 25% da sua quota realizada em ouro e divisas. Esta tranche de reservas pode ser utilizada sem que o Fundo imponha quaisquer condições para a disponibilizar.
Tranche de crédito
No caso de o país necessitar de um volume de divisas superior à sua tranche de reservas, poderá recorrer a outras tranches de crédito. Desta vez, porém, o Fundo exigirá que o país adopte medidas de política económica que lhe permitam gerar excedentes de divisas nas suas relações externas que sejam suficientes para pagar os empréstimos contraídos --- ou, melhor, recomprar a moeda nacional que tinha sido entregue para substituir as divisas utilizadas para subscrever a quota do país e que haviam sido levantadas para assegurar os pagamentos externos. é a esta prática de imposição de condições para a concessão de crédito que se chama