Adm. finan. analises de inv. iii
CURSO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PORTIFÓLIO – ADM. FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO III
AGÁBIO MARTINS REZENDE
CÓD - 1116126
Portfólio
Administração Financeira e Análise de Investimento III
Tema:
Principais razões para a abertura de Capital por uma Empresa.
Orientação para o desenvolvimento do trabalho:
Apresentar pelo menos três razões em no máximo duas laudas.
Referências:
Importante: não será aceito plágio
Data final de postagem do portfólio: 06/04/2013
1. Ter acesso ao mercado de capitais e obter recursos para financiar projetos de investimento. O financiamento por meio de emissões de ações, ou seja, do aumento do capital próprio e admissão de novos sócios é uma fonte de recursos que não tem limitação. Enquanto a empresa tiver projetos viáveis em rentáveis, os investidores terão interesse em financiá-los.
2. Utilizar as ações negociadas em bolsa como forma de pagamento na aquisição de outras empresas. A companhia aberta pode utilizar suas próprias ações como instrumento (moeda) para aquisição de outras empresas, sem ser necessário o desembolso de caixa.
3. Criar referencial de avaliação do negócio. Após a abertura de capital, a empresa passa a ser avaliada constantemente pelos investidores, refletindo as expectativas a respeito do futuro da companhia.
4. Buscar profissionalização da gestão. A abertura de capital incentiva a profissionalização da empresa, atingindo não só os principais executivos, mas todo o quadro funcional, facilitando inclusive processos de sucessão, em princípio, o processo é consequência das disposições legais, que abrem a possibilidade de serem eleitos conselheiros representantes dos novos acionistas e que exigem, por exemplo, a figura do diretor de relações com investidores.
5. Oferecer liquidez para empreendedores ou