educaçao
A historia da educação no Brasil teve inicio em 1549 com a chegada dos portugueses e jesuítas no pais.
Fundaram a primeira escola brasileira em salvador marcando o inicio da historia da educação no brasil.
A missão dos jesuítas era de educar em nome da fé , e se dedicarão a um trabalho de catequizar os índios , através de seus ensinamentos religiosos com o proposito de se formar um exercito cristão , ensinando para os índios a língua portuguesa, os costumes e a moral católica .
A partir dai começarão a dar inicio a criação de escolas secundarias, seminários e missões que se espalhavam pelo Brasil.
A ação da igreja na educação foi de grande importância para o entendimento dos traços da nossa cultura.
Durante a idade media a educação ficou a cargo da igreja católica, assim dominava a população e tudo que a igreja mandava era obedecido, e os que não obedeciam eram punidos .
Logo com isso surgiu a insatisfação de Lutero e Calvino que estimularão a reforma protestante, dividindo assim a opinião da igreja. A reforma protestante critica que não aceitava a opinião e a proposta da igreja medieval.
E assim a igreja acabou perdendo um pouco do domínio que tinha com a sociedade.
A contra reforma foi uma forma de frear o crescimento do protestantismo liderado por Lutero.
Ouve muitas proibições também para os participantes da igreja católica no período da contra reforma católica , onde os membros que estivessem aptos em todos os requisitos impostos estavam habilitados a divulgarem o evangelho
Já no século XVIII o movimento da Companhia de Jesus sofreu um duro golpe ,o Marques de Pombal decidiu expulsa-los pois acreditava que tinham muito poder e autonomia politica e econômica o Marques seguia a linha de pensamentos ligada ao enciclopedismo e pretendia modernizar a educação , porem não apresentou de forma organizada uma proposta