educaçao
Sir Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológicanota 1 e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.1
Lev Semenovitch Vygotsky (em russo Лев Семёнович Выготский, transliteração: Lev Semënovič Vygotskij, sendo o sobrenome também transliterado como Vigotski, Vygotski ou Vigotsky) (Orsha, 17 de Novembro de */*1896, — Moscou, 11 de Junho de 1934), foi um cientista humanobielo-russo.
Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, portuberculose, aos 37 anos.
Para Piaget os processos de desenvolvimento são independentes da aprendizagem, ou seja, a aprendizagem não influi no desenvolvimento e o desenvolvimento antecede a aprendizagem “a teoria de aprendizagem estabelece uma continuidade entre os mecanismos cognitivos responsáveis pelo desenvolvimento e aprendizagem”.(CASTORINA,1998,p.21).
Quando Piaget postula a continuidade entre o desenvolvimento e aprendizagem, pensando do ponto de vista do sujeito,da ação deste sobre os objetos.O desenvolvimento ocorre “de dentro para fora” do sujeito. Por esse motivo o professor nesse caso é um “facilitador ou um bloqueador” do desenvolvimento dependendo de sua conduta. Por sua vez para Vygotsky o papel do agente externo é de suma importância , pois sem a intervenção do outro não há desenvolvimento . Através da mediação (presença do outro), o sujeito internaliza conceitos externos, num processo de formação das funções psíquicas superiores. A aprendizagem e desenvolvimento estão inter-relacionados , e