angina de peito
O sistema endócrino e o sistema nervoso atuam em interligação, sendo ambos vitais para a saúde física e mental do ser humano. O sistema endócrino transmite as suas mensagens utilizando agentes químicos denominados hormonas, as quais são transportadas pelo fluxo sanguíneo, podendo atingir todas as células do organismo.As hormonas contribuem para a manutenção de um ambiente constante no interior do corpo, ajustando as quantidades de sal e água nos tecidos, de açúcar no sangue, entre outras funções, de acordo com as condições particulares do meio exterior. As hormonas podem provocar modificações a longo prazo, tais como o crescimento e a maturação sexual; modificações rítmicas, como o ciclo menstrual; e reações imediatas do organismo, sempre que a doença o atinge, sofre qualquer ferimento ou o cérebro se apercebe de qualquer perigo.
As glândulas do corpo humano dividem-se em duas classes - as exócrinas e as endócrinas.
As exócrinas segregam os seus produtos para ductos, ou canais, que as conduzem ao exterior do corpo ou a cavidades corporais - as glândulas salivares e as sudoríparas são dois exemplos.
As endócrinas libertam os seus produtos - hormonas - no interior do organismo. Do ponto de vista anatómico não possuem canais secretores, pelo que, as suas secreções são lançadas diretamente na corrente sanguínea. Do ponto de vista bioquímico, já se viu, segregam hormonas, ou seja, substâncias quimicamente complexas, das quais se distinguem a tiroxina - segregada pela tiroide - a paratormona - segregada pela paratiroide - a insulina e a glicagon - segregadas pelo pâncreas endócrino - a cortina e a adrenalina - segregadas pelas cápsulas suprarrenais - a secretina - segregada pelo intestino endócrino - a testosterona e o estrogénio - segregadas pelas gónadas masculina e feminina respetivamente - a hormona do crescimento, estimulinas e hormonas diabetogénicas - segregadas pela hipófise. Do ponto de vista fisiológico as hormonas, segregadas em