educaçao
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. É uma ação reguladora e estimuladora do processo de desenvolvimento humano e da personalidade humana. Para Kant o ser humano só se torna verdadeiramente humano pela educação. Educação é o desenvolvimento integral do indivíduo: Corpo mente espírito, saúde, emoções, pensamentos, conhecimento, expressão, etc. Tudo em benefício da própria pessoa, e a serviço de seu protagonismo e autonomia. Mas também sua integração harmônica e construtiva com toda a sociedade.
O termo educação significa conduzir para fora, ação de formar, instruir, guiar. É uma ação social em vista de um fim, é também, um processo de teorização e de reflexão, envolve consciência de um conhecimento e de uma ação.
As sociedades educam novas gerações em função de uma ideia ou concepção de ser humano, de cultura e de sociedade.
Para refletir:
Que ser humano queremos formar?
Para que mundo?
Com quais valores e propósitos?
Quem ou o que educa?
Quem ou o que deseduca?
O conceito de formação está intimamente ligado a educação, que no pensamento pedagógico significa “o ser humano nasce individuo e esta destinado a converter-se em pessoa”
A educação pressupõe modelos, formas ideias de ser humano de mundo e sociedade.
A educação é um processo ou soma de atos educativos encadeados em função da formação do ser humano, em vista de um fim.
O termo educar representa muitas formas. Em república, Platão diz que é necessário 50 anos para educar um homem.
Não é apenas a escola que educa. A sociedade com as mais variadas manifestações culturais e instituições (família, trabalho, política...) exercem de algum modo, influência sobre