Educaçao pós modernidade
POLO HISTÓRIA
1º SEMESTRE
MARCOS JUNIO PAES RA: 8738105343
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSOR-TUTOR EAD: CAMILA ANDRIOTTI
JUNDIAI/SP
2014
Nome Completo: Marcos Junio Paes RA: 8738105343
E-mail: mjrpaes_70@yahoo.com.br Data: 28/03/2014
Curso: História Série: 1º
RESUMO REFERENTE
A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE.
A escola dentro de um determinado contexto histórico, alicerçada em princípios caros à tradição da modernidade, encontra-se abalada pelo modo de viver contemporâneo. Para o sociólogo Zygmunt Bauman, a escola está inserida na dinâmica social e tal como a sociedade enfrenta uma mudança na forma de compreender o espaço e o tempo, que outrora se configuravam como predetermináveis e estagnados e hoje reconhecidos como processuais, mutáveis e dinâmicos (Bauman,2001,p.131).
Desde o inicio da modernidade, a escola tem sido legitimada socialmente como a principal instituição responsável pela transmissão de saberes acumulados. E se baseia na construção de grupos homogêneos de alunos, que devem se orientar pelas mesmas regras e métodos, que progridem por classes a partir de uma relação clara entre a idade e o saber. O sistema de avaliação mantém a estrutura racionalista, pautado em disciplinas fragmentadas que pouco se articulam com a realidade e a complexidade que envolve a transdisciplinaridade.
Há pouco mais de meio século, a escola tem sido impactada substancialmente pelos avanços tecnológicos da era cibernética, e de fato as transformações que atingiram as sociedades como um todo foram tão grandes que é impossível defender que a escola mantenha o mesmo modelo e representação social.
A tradicional aula com “lousa, giz e apagador”, há muito tempo está condenada ao fracasso, bem como a figura do