Educaçao inclusiva
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferenças como valores indissociáveis, e que avançam em relação à idéia de equidade formal ao contextualizar as circunstancias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
O adjetivo inclusivo e usado quando se busca qualidade para todas as pessoas co ou sem deficiência. O termo inclusão já traz implícita a idéia de exclusão, pois só e possível incluir alguém que já foi excluído. A inclusão esta respaldada na dialética inclusão/exclusão, com a luta das minorias na defesa de seus direitos.
Para falar sobre inclusão escolar e preciso repensar o sentido que se esta atribuindo à educação, alem de atualizar nossas concepções e ressignificar o processo de construção de todo o individuo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática.
O objetivo da pesquisa e demonstrar algumas das dificuldades que a escola encontra diante da inclusão escolar. A pesquisa do professor tem como finalidade o conhecimento da realidade para transformá-la, visando á melhoria de suas praticas pedagógicas e a de seus colegas de profissão.
A pesquisa educativa ou educacional reinterpreta conhecimentos e estudos apresentados em outras