Autores do barroco
BARROCO (SEISCENTISMO), de 1601 a 1768
BENTO TEIXEIRA (1561-1600)
Veio cedo para o Brasil; formou-se no Colégio da Bahia, onde foi professor de primeiras letras. Assassinou a mulher em 1594; fugindo à prisão, refugiou-se em Pernambuco, no convento dos beneditinos, em Olinda. Entretanto, descobriu-se, mais tarde, que Bento Teixeira se passava por pernambucano, quando, na verdade, era natural da cidade do Porto (Portugal).
A redação de Prosopopéia aconteceu durante o isolamento no convento. Tudo indica que o motivo não era outro senão o de agradar e louvar os poderosos, principalmente Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco.
A Poesia Épica "Prosopopeia", foi publicada em Lisboa no ano de 1601; é considerada o marco inicial do Barroco literário no Brasil, e tida, por algum tempo, como o primeiro poema impresso de autor brasileiro. A imitação de Os Lusíadas é freqüente, desde a estrutura (composta com 94 estrofes de versos decassílabos em oitava heroica (AB, AB, AB, CC) ) até as construções sintáticas. Isto tirou da obra o valor literário ficando a fama histórica de ser o livro inaugurador do Barroco brasileiro.
MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA (1636-1711)
Manuel Botelho de Oliveira (Salvador, 1636 — Salvador, 5 de janeiro de 1711) foi um advogado, político e um poeta barroco de nacionalidade portuguesa nascido no Brasil colônia. Foi o primeiro autor nascido no Brasil a ter um livro publicado. Cursou Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal. De volta ao Brasil, passou a exercer a advocacia e foi eleito vereador da Câmara de Salvador. Em 1694 tornou-se capitão-mor dos distritos de Papagaio, Rio do Peixe e Gameleira, cargo obtido em função de empréstimo de 22 mil cruzados para a criação da Casa da Moeda, na Bahia.Conviveu com Gregório de Matos e versou sobre os temas correntes da poesia de seu tempo.
A sua primeira obra impressa foi Mal Amigo, escrita em 1663 e publicada em Coimbra. Sua principal