Como tornar a empresa de pequeno porte mais competitiva
O universo do marketing moderno é extremamente complexo. A variedade de nomes, expressões e ferramentas utilizadas é um território muito falado, mas pouco conhecido na prática, inclusive pelos profissionais da área. Sempre visto como algo restrito às grandes empresas, o marketing costuma assustar e inibir empresário das pequenas e médias que assim, deixa de adotar ações simples em prol do crescimento de sua empresa.
Os profissionais de marketing e comunicação são, em grande parte, responsáveis por isso. Vangloriam-se de seu conhecimento teórico (o prático não é, com a licença da redundância, “praticado” pela grande maioria) e sempre utilizam expressões em um “dialeto próprio”, chamado “marquetês” quando decidem ilustrar determinados exemplos. Isso, claro, dificulta a compreensão daqueles, digamos, “não-iniciados” no assunto.
Experimente você, dono de uma empresa de pequeno porte, pedir algumas dicas a um profissional de MKT (como o marketing é usualmente abreviado). Certamente você ouvirá termos como “target”, “budget”, “deadline”, “benchmark”, “os 4 A´s”, “os 6 P´s”, “ROI”, ou seja, a mais simples das explicações poderá se tornar um pesadelo repleto de termos imponentes e, possivelmente, incompreensíveis a você que, na verdade, só deseja melhorar o desempenho de suas vendas, por exemplo.
Realmente conhecer a fundo e dominar as ferramentas do marketing demanda tempo, estudo e, claro, oportunidade reais de colocar tudo isso em prática, trabalho, enfim, para profissionais. Mas isso não significa que você não pode utilizar as ferramentas de marketing. Ao contrário, pode e deve. Vamos falar, então, sobre um desses termos, na realidade uma sigla, que pode ajudar muito você e sua empresa, qualquer que seja o porte dela: o PDCA.
O PDCA é algo extremamente simples, e talvez por isso mesmo, pouco falado pelos “marqueteiros”, sempre preocupados com expressões mais conhecidas e de maior impacto. Por ser simples,