Abner
Os principais tipos de amostragem utilizados são os probabilísticos, onde todos os indivíduos da população têm a mesma chance de Serem selecionados. Os planos de amostragem probabilística são delineados de tal modo que se conhecem todas as combinações amostrais possíveis e suas probabilidades, podendo-se então determinar o erro amostral. Os métodos mais comuns de amostragem probabilística são: – Amostragem Aleatória Simples; – Amostragem Estratificada; – Amostragem Sistemática; – Amostragem por Conglomerados;
TIPOS DE AMOSTRAGEM:
Amostras Probabilísticas aleatórias:
Amostragem Aleatória Simples: os elementos de uma população são escolhidos de tal forma que todos tenham a mesma chance de serem escolhidos. Pode-se utilizar uma tabela de números aleatórios ou um programa de geração de números aleatórios.
Amostragem Estratificada: subdivide-se a população em, no mínimo, dois estratos (subpopulações) que compartilham a mesma característica e em seguida escolhe-se uma amostra de cada. Exemplo: homens e mulheres.
Amostragem Sistemática: escolhe-se um ponto de partida e então, sistematicamente, selecionam-se os outros. Por exemplo: o 3°, 403°, 803°, 1203°,... Indivíduos.
Amostragem por Conglomerados: divide-se a população em conglomerados (áreas), em seguida sorteiam-se algumas áreas e analisam-se todos os elementos dos conglomerados escolhidos. Por exemplo: bairros.
Amostra Não Probabilística, não aleatória:
Amostragem Não Probabilística por Conveniência ou Acidental: Os elementos são selecionados conforme conveniência do pesquisador. A amostra pesquisada muitas vezes está disponível no local e no momento onde a pesquisa estava sendo realizada.
Amostragem Não Probabilística Intencional ou por Julgamento: Os elementos da amostra são julgados como adequados baseado em escolhas de casos específicos, na população onde o pesquisador está interessado.
Amostragem Não Probabilística por Cotas ou Proporcional: Os pesquisados procura obter uma amostra