Abner
Controlar acesso do hardware
O sistema operacional gerencia a interação entre aplicativos e hardware. Para ter acesso ao hardware e comunicar-se com ele, o sistema operacional instala um driver de dispositivo para cada componente de hardware.
O processo de atribuição de recursos do sistema e instalação de drivers pode ser realizado com PnP (Plug and Play). O processo PnP foi introduzido no Windows 95 para simplificar a instalação de novos hardwares. Com o PnP, o sistema operacional detecta se o hardware é compatível com PnP e instala o driver desse componente. Em seguida, o sistema operacional configura o dispositivo e atualiza o Registro, que é um banco de dados que contém todas as informações sobre o computador
OBSERVAÇÃO: O Registro contém informações sobre aplicativos, usuários, hardware, configurações de rede e tipos de arquivos.
Gerenciamento de arquivos e pastas
O sistema operacional cria uma estrutura de arquivos na unidade de disco rígido para o armazenamento dos dados. Um arquivo é um bloco de dados relacionados que recebe um nome exclusivo e é tratado como uma unidade.
Interface de usuário
O sistema operacional permite que o usuário interaja com o software e o hardware. Existem dois tipos de interfaces de usuário:
CLI (Command Line Interface, interface de linha de comando) – o usuário digita comandos em um prompt, como mostra a Figura 1.
GUI (Graphical User Interface, interface gráfica de usuário) – o usuário interage com menus e ícones, como mostra a Figura 2.
A maioria dos sistemas operacionais, como o Windows 2000 e o Windows XP, inclui os dois tipos de interface.
Gerenciamento de aplicativos
O sistema operacional localiza um