4PS MARKETING
1. Como a cultura afeta o comportamento do consumidor? O que você como consumidor aprendeu a consumir?
A cultura exerce uma força na vida das pessoas pois as fazem sentir-se parte do ambiente em que está. Como consumidor aprendi que ficar sem smarthphone, por exemplo, num ambiente corporativo onde as pessoas colhem informações o tempo todo de assuntos relevante ou não que faz parte do nosso trabalho ou referem-se à vida social, é essencial para que possa haver uma sinergia e fazer parte do grupo.
2. Quais produtos que você aprendeu a consumir você consome até hoje?
De fato alguns produtos adquiridos por nossos pais na nossa infância continuam a fazer parte da nossa vida ao longo do tempo; minha mãe sempre fez uso de talco antisséptico devido ao uso freqüente de tênis por mim e meu irmão para jogar bola, e hoje continuo utilizando nos sapatos usados diariamente. Outro produto que relembra tempos bons e remete à minha infância que consumo até hoje e passei à minha filha também, são os cereais matinais com leite. 3. E as crenças, como definem as suas decisões de consumo?
Exercem influência em minhas decisões pelo que o mercado diz, por aquilo que os indicadores apontam acabo sendo influenciado, não por falta de opinião própria, mas por receio de tomar prejuízo numa aquisição, raras vezes adquiro um produto inovador, sempre espero as respostas daqueles que o adquiriram primeiro, ou seja, não prezo em possuir um lançamento mas sim, algo que faz o que promete confirmado pelo consumidores iniciais.
4. Como as subculturas atuam nas decisões de compra?
Por serem características diferenciadas dentro de uma cultura, podemos dizer que é a essência que o indivíduo carrega, ou seja, por mais ligado a uma cultura que a pessoa possa estar sempre levará consigo costumes aprendidos que diferenciam daquilo que a maioria faz ou quer, e isso espelha também nas decisões de compra pois haverá sempre uma tendência de a pessoa optar