Análise Textual
Disciplina: Comunicação e Expressão
Turno: Noite Sala: 26 Prof.ª: Veridiana
EQUIPE:
Antônio Marcos
Cristina Oliveira
Isabel Nunes
Renato Feitosa
Renato Olinda
Valeria Santiago
INFORMATIVA
Gênero Textual: Nota
Sentido: Denotativo
Suporte Textual: Jornal
Fonte: Jornal O Globo
FUNAI mantém alimentos estocados onde índios passam fome
Um mutirão foi formado ontem por determinação da Presidência da República para que cerca de 27 toneladas de alimentos estocadas há 19 dias na sede da FUNAI em Dourados (MS), sejam embaladas e distribuídas aos índios. Desde janeiro, 21 indiozinhos morreram de desnutrição.
A FUNAI alegava não dispor de pessoal ou material para embalar os alimentos entregues pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O governo federal desconhecia o fato de que os alimentos estavam estocados enquanto os índios passam fome na região.
Síntese: Mostrar que os índios estavam morrendo pelo descaso da FUNAI que alega não dispor de pessoal para embalar os alimentos.
Análise Textual (Valeria e Marcos): O texto é narrativo por que está vinculado a ações e acontecimentos contados pelo narrador, que se coloca no texto como um narrador observador (neutro), pois o mesmo transmite para o leitor apenas fatos observados.
OPINIÃO
Gênero Textual: Artigo (Dr. Dráuzio Varella)
Sentido: Denotativo
Suporte Textual: Revista
Fonte: Revista Veja Bem
A FOME E A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE
É mais fácil suportar dores crônicas do que a fome. Trinta e cinco anos de clínica me ensinaram que geralmente somos patifes para dores agudas de forte intensidade; vi doentes rolarem no chão e suplicarem a Deus que se lembrasse deles no auge de uma cólica renal, de uma crise de vesícula ou de uma cefaleia excruciante. Em compensação, muita gente convive com dores crônicas na coluna, cólicas abdominais, episódios repetitivos de enxaquecas, estoicamente, sem lamentar a sorte. A persistência do