Educaçao especial
Nome do texto: MAZZOTTA, Marcos. J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2001. Introdução, Capítulo I – Atendimento educacional aos portadores de deficiências, p.15-25, Capítulo II – História da educação especial no Brasil, p.27-65.
1. Quais são as principais idéias do texto?
a. Muitos não veem a educação especial como método para educar de fato, mas como uma forma de assistência, um pensamento que muitas vezes parte até dos próprios educadores. E aqueles educadores que se dispõem a atuar no tratamento de crianças e jovens, não tem o seu trabalho reconhecido, sendo desvalorizados e visto como uma técnica diferente da convencional.
b. A educação é o direito das pessoas portadoras de deficiência no Brasil e no mundo é muito recente,ate o século XVII os portadores de necessidade especial eram marginalizados e ignorados, foi somente quando o “clima social” apresentou as condições favoráveis que os portadores de deficiência passaram a ser visto com igualdade.Através desse movimento os portadores de deficiência conquistaram seu espaço e seus direitos trazendo igualdade, sociabilidade e melhor qualidade aos portadores de deficiência.
c. O Principal movimento desenvolvido para assegurar direito e condições de vidas para portadores de deficiência surgiu na França e se desenvolveu pelo resto do mundo, buscando conscientizar a respeito da importância do ensino especial. Diante disso foram lançados obras de estudos sobre a deficiência de aprendizagem, institutos e internatos.
2. A partir do texto lido haveria algum aspecto que deveria ser mudado em sua prática (ou na prática em geral). Comente O ponta pé inicial para a educação especial demorou a acontecer, tanto no Brasil como em outros países do mundo. A biografia sobre o tema hoje é bastante extensa, mas com muitas divergências entre os muitos autores, principalmente no que se refere à educação