Trabalho
RESPOSTAS DO TRABALHO 1- O trabalho é essencial para a vida humana, pois é através dele que tiramos nosso sustento, nossa educação, nossa moradia. Sem ele o ser humano não seria nada. O trabalho, primeiro, depois a palavra articulada, constituiu-se nos dois principais fatores que atuaram na transformação gradual do cérebro do macaco em cérebro humano que, não obstante sua semelhança é consideravelmente superior a ele quanto ao tamanho e à perfeição.
2- Só falamos em trabalho depois do surgimento dos instrumentos elaborados e fabricados. Esses instrumentos seriam a caça e a pesca que antes eram usados como armas de defesa. A caça e a pesca contribuíram para a modificação da alimentação vegetal para a mista. Isso representa um passo na transformação do macaco em homem. A carne, como alimentação, trouxe ao organismo, os ingredientes essenciais para o seu metabolismo. O homem que se formava, ia cada vez mais se afastando do reino vegetal e se elevando sobre os demais animais. O habito de combinar a carne com a alimentação vegetal oferecia condições excelentes para fortalecer fisicamente o homem em formação e dar-lhe independência.
3- Devido à maneira de viver, em que as mãos, ocupadas para se firmarem nos galhos, desempenhavam funções diferentes das dos pés, os macacos foram, dispensando-as para o ato de caminhar no chão e assumindo desta forma uma postura cada vez mais ereta. Os macacos antropomorfos de nossos dias são capazes de se manter em posição ereta e de andar apenas sobre seus pés. Normalmente andam em posição semiereta, utilizando-se das mãos. A sua maioria apoiam-se sobre os dedos, encolhem-se as pernas e projetam o corpo por entre seus compridos braços. Podemos inferir que naquela fase suas mãos tinham que desempenhar funções cada vez mais diferenciais. A divisão de funções entre pés e mãos existe mesmo entre os macacos. As mãos são usadas basicamente para apanhar e segurar os alimentos. É com ela que eles