Psicologia
Na disciplina Teorias e Sistemas Psicológicos I, foi decidido que haveria a divisão da sala em grupos, a fim de realizar trabalhos sobre a vida, produção acadêmica e contribuições de diversos autores e cientistas na história da Psicologia. Nosso grupo foi sorteado com o nome de Wilhelm Wundt. Abaixo, discorremos a respeito da biografia, obra, contribuições e conceitos desenvolvidos por esse pesquisador, considerado como o fundador da Psicologia científica.
2. Método
Devido à falta de condições para nos reunirmos durante a semana, pois a maioria dos integrantes do grupo trabalha, foi decidido que faríamos nossas pesquisas e trocaríamos informações e resumos por e-mail.
Num primeiro momento, eu (Elvira Azevedo) fiz uma pesquisa geral e enviei por e-mail os links de vários artigos acadêmicos, resenhas e resumos sobre Wundt. Havia bastante material a ser estudado, e após ler alguns textos, escolhi algumas palavras-chave que necessitavam ser compreendidas, tais como: experiência mediata e imediata, völkerpsychologie, materialismo científico, psicofísica, paralelismo psicofísico, entre outros termos desconhecidos. Enviei alguns tópicos relacionados a essas expressões e pedi que cada um escolhesse o que gostaria de pesquisar.
Cada um escolheu um tópico para pesquisar, e abaixo está a relação dos nomes e do que cada um fez. Ficou combinado que no final eu ficaria responsável pela edição dos textos e formatação do trabalho escrito. Na verdade, fiquei tão curiosa a respeito de como Wundt conseguiu transformar a Psicologia, de uma disciplina da filosofia em ciência independente, que pesquisei a fundo todas as informações que pude. Li os resumos dos colegas e aproveitei algumas informações, mas ao invés de um simples resumo, acabei desenvolvendo um trabalho acadêmico, com citações, notas de rodapé e tudo mais. Os tópicos sobre a Biografia (vida e obra) e sobre as Contribuições são apenas resumos de informações retiradas da internet, mas o