Amianto
Acadêmica JULIANA RIBEIRO MENDES.
Professor- José Júnior
SENAI: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Palhoça - SC
CURSO: Técnico em Edificações- N1 – Fase II
DATA: 17-04-2013
RESUMO
O amianto é uma fibra mineral encontrada em abundancia no solo, na água de todo o planeta, inclusive em rios, lagos e até mesmo na neve. O amianto não queima ou corrói, e suas principais características são incombustibilidade, resistência boa, capacidade isolante, durabilidade e flexibilidade. Esta combinação única de propriedades faz do amianto um material extremamente útil.
PALAVRA- CHAVE: Amianto
INTRODUÇÃO
Acredita-se que o amianto foi formado na Pré-História, em uma fase secundária da formação da crosta terrestre. Nesse período, foi alterado física e quimicamente pela pressão, pelo calor e pela água que lentamente infiltrava na superfície das rochas. Associada ao magnésio e à sílica, a água transformou a rocha hospedeira no que se chama de serpentinito mineral, que se cristalizou nas fendas da rocha-mãe, formando veios de fibras paralelas, com 1 a 40 milímetros de comprimento.
TIPOS DE AMIANTO
Há dois grupos importantes de rochas amiantíferas: as crisotilas e os anfibólios. Ambas têm propriedades semelhantes, mas são distintas tanto nas aplicações como nos riscos à saúde.
AMIANTO CRISOTILA: Silicato hidratado de magnésio, também chamado de "serpentina", "amianto branco" ou "crisotila", não oferece risco mensurável à saúde humana em níveis de exposição inferiores a 1fibra/ml*. A estrutura fibrosa do crisotila é flexível, fina e sedosa sendo rapidamente eliminada pelo sistema respiratório. Geralmente ocorre associado a rochas ultramórficas (dunito, periododito, serpentinito) e podem formar jazidas de grande porte, com reservas da ordem de milhões de toneladas.
AMIANTO ANFIBÓLIO: São muito comuns na natureza e ocorrem associados a várias rochas. As fibras dos anfibólios propagam mais facilmente no ar, são rígidas e eliminadas com