Amianto
O material é constituído por feixes de fibras. Estes feixes, por seu lado, são constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde. Minerais Asbestiformes Crisótilo (verde)
Tremolite asbestiforme sobre moscovita
Os seis minerais asbestiformes pertencem a dois grupos principais:
Grupo da serpentina
Crisótilo
Grupo das anfíbolas
Crocidolite
Amosite
Antofilite asbestiforme
Tremolite asbestiforme
Actinolite asbestiforme
As fibras de crisótilo são enroladas enquanto que as fibras de asbesto de anfíbolas são cilíndricas.
Os vários minerais do grupo das anfíbolas diferem uns dos outros nos teores de cálcio, magnésio, sódio e ferro neles contidos. Tanto os minerais do grupo da serpentina como os do grupo das anfíbolas ocorrem em variedades fibrosas e não fibrosas, sendo as variedades fibrosas designadas asbesto. Têm sido identificadas variedades asbestiformes de várias outras anfíbolas.
Produção mundial de asbesto Em 2005 a produção mundial de asbesto rondou as 2500 toneladas, sobretudo de crisótilo, sendo os maiores produtores, em ordem decrescente: Rússia,China, Cazaquistão, Canadá e Brasil. O uso do amianto foi proibido em 52 países. Embora vários países em desenvolvimento ainda permitam o uso e adotem limites de tolerância para o amianto, o Critério de Saúde Ambiental 203 do Programa de Segurança Química da Organização Mundial da