Educar pela pesquisa
EDUCAR PELA PESQUISA
Isabella Castelo Branco¹
Pedro Demo nasceu em Santa Catarina, em 1941. Cursou Filosofia na Faculdade dos Franciscanos em Curitiba entre 1961 e 1963. É PHD em Sociologia pela Universidade de Saarbrucken na Alemanha e Pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles. Atualmente é Professor Titular aposentado e Professor Emérito da Universidade de Brasília (UNB), departamento de Sociologia. Entre os vários livros já publicados por Pedro se destacam Metodologia do Conhecimento Cientifico e Metodologia para Quem Quer Aprender ambos da Editora Atlas.
O tema da entrevista é bastante polêmico perante a sociedade e trata da educação desde o Ensino Fundamental e Ensino Médio até a Universidade. Demo defende que a partir do momento em que o estudante passa a ser um pesquisador ele deixa de ser um objeto de estudo e se torna companheiro de trabalho do seu mestre orientador. A sala de aula é apenas um lugar onde o conteúdo de determinada disciplina é repassado para os alunos, enquanto a pesquisa cria um sujeito crítico e criativo, por isso ele afirma que a base da educação é a pesquisa e não a sala de aula.
A pesquisa tenta evitar que o aluno apenas receba todas as informações prontas e tenta fazer com que ele busque pesquisar e encontrar material para solucionar determinadas situações. Em um trecho da entrevista ele observa que na sala de aula muitos professores cobram de seus alunos textos de autoria própria enquanto eles mesmo não os têm. Pedro é categórico em dizer que não só os alunos, mas também os professores devem ter seu próprio material, seja ele uma resenha crítica, um livro publicado ou até mesmo um artigo.
Esse é um tema que com certeza chama atenção e faz grande parte das pessoas refletirem sobre o método de ensino brasileiro e